III Seminário Religiosidades Afrobrasileiras dia 16/09 no Templo Ecumênico da UFSC

13/09/2017 14:55

O livro “Territórios do Axé: religiões de matriz africana em Florianópolis e Municípios Vizinhos”, realização do NUER – Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas/ CFH/UFSC será apresentado no III Seminário Religiosidades Afro-brasileiras no dia 16 de setembro, a partir das 9h30, no Templo Ecumênico da Universidade Federal de Santa Catarina.

O livro resulta de Projeto do mesmo nome, realizado através de convênio entre o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A pesquisa vem romper com o enorme silêncio que paira sobre as religiões de matriz africana em Florianópolis e seus arredores. Tal projeto procurou enfatizar por um lado, a presença efetiva dessas manifestações religiosas, a diversidade e a riqueza do seu patrimônio cultural; por outro, revelou a persistência da discriminação, do preconceito e do racismo, que, de várias formas, impedem o efetivo reconhecimento destas religiões como um dos direitos inscritos na Constituição Brasileira.

O Projeto Territórios do Axé: religiões de matriz africana em Florianópolis e Municípios Vizinhos, realizado pelo (NUER) foi coordenado pela professora do Departamento de Antropologia, Dra. Ilka Boaventura Leite, e contou com uma equipe de mais de 40 pessoas, entre professores de diversos departamentos, estudantes de pós-graduação e graduação, militantes afro-religiosos e principalmente o povo de santo.

O livro contém o levantamento das religiões de matriz africana realizada em Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça. Tal publicação contem também um levantamento das principais modalidades de práticas religiosas, a história da formação das casas religiosas, um perfil das lideranças e demais informações que ressaltam a importância do patrimônio material e imaterial dessas instituições.

Durante o seminário acontecerá uma cerimônia religiosa de abertura para saudar esse importante momento e conquista para a comunidade de santo da cidade. Após a manifestação das autoridades presentes, a equipe fará uma breve apresentação dos resultados do projeto e cada casa receberá uma cópia do livro contendo o relatório final do trabalho realizado.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

contatos: territoriosdoaxe@gmail.com

Tags: III Seminário Religiosidades Afrobrasileiras