19/10/2016 11:05

O Grupo de Estudos e Pesquisas Antonio Gramsci (CNPq/UFSC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia, organiza o minicurso “Ascensão e Queda do Estado Social Europeu: elementos para pensar a crise brasileira”, com o pesquisador italiano Federico Losurdo, atualmente professor visitante na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Valendo um crédito como disciplina para alunos de pós-graduação, o minicurso tem como objetivo refletir criticamente sobre a história do Estado social europeu a partir da sua idade de ouro (os trinta anos depois a segunda guerra mundial) até sua atual crise, marcada por uma radicalização dos valores da estabilidade financeira e da concorrência. Os trabalhos serão também uma ocasião para propor uma comparação entre as soluções políticas e institucionais com as quais o Brasil e a União Européia enfrentam a crise econômica global e o problema da profunda desvalorização dos direitos sociais. O evento se realizará entre os dias 25 e 27 de outubro, sempre a partir das 14 horas, na sala de Usos Múltiplos do Departamento de Geociências.