maio
12
sex
2017
Ciclo de Palestras da Graduação em Filosofia
maio 12 – dez 1 all-day

O Centro Acadêmico Livre de Filosofia (CAFIL) convida a comunidade acadêmica do CFH para participar do Ciclo de Palestras da Graduação que ocorrerá do dia 12/05/2017 até o dia 01/12/2017. Visite o site: http://filosofia.ufsc.br/cronograma-do-ciclo-de-palestra-da-graduacao-em-filosofia-da-ufsc-organizacao-cafil/.

Informações Adicionais:
Haverá emissão de certificado de 30horas de atividade de extensão para todos os discentes que frequentarem, pelo menos, 75% do ciclo (12 das 16 palestras ministradas).

 

out
23
seg
2017
38° Semana Acadêmica de Geografia – SEMAGEO
out 23 – out 27 all-day

O Centro Acadêmico Livre de Geografia (CALIGEO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida a todos e todas a comparecer à 38° SEMAGEO, a ser realizada no CFH, nos dias 23 – 27 de outubro. O tema central da semana é “América Latina – Canto à Resistência”, entendendo como nosso continente se constitui, de ditaduras a revoluções, o CALIGEO construiu essa semana pela importância de compreender nosso continente, e também para suprir as necessidades dos estudantes, já que esse tema é pouco ou nada falado em nosso currículo atual.

Sendo assim, a comissão organizadora do evento dividiu os dias da semana com algumas temáticas que podem nos auxiliar na compreensão do assunto. Veremos recursos naturais, o capitalismo e imperialismo, cultura, questões de raça e gênero, educação revoluções que construíram e constroem o continente em que vivemos.

Além das Mesas, a semana traz Rodas de Conversas, Oficinas, Minicursos e Espaço de Diálogos e Práticas (EDPs) onde você pode construir com a gente enviando sua inscrição nos links abaixo.

INSCRIÇÃO PARA MINICURSO/OFICINA:
https://docs.google.com/forms/d/1UikQwE7ReC6bVaVBjDs46a0GFhXTQa0_h0ACwnKCusY/edit

INSCRIÇÃO PARA EDPS:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSGjALl3tx4QCGR1NoXzHnHMBRkIWnXxnqNWh1JLvu3407bw/viewform

INSCRIÇÃO GERAL PARA A SEMAGEO (é necessário que todos/as realizem as inscrições, mesmo tendo enviado inscrição para edps ou minicurso/oficina):
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSejhbAiDOWuyoMcOM6MZVm1LyNeDdyhqIj0XMFi1qS7quG4tA/viewform

Quer ser monitor(a) da SEMAGEO e ganhar certificado?
Envia pra gente!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_13aBZYRqRwTWhCbjWNKTpiCcp1ESCULpca_UaDn1Lqf1OQ/viewform

out
30
seg
2017
Jornadas Antropológicas UFSC 2017
out 30 – nov 1 all-day

“As jornadas têm com objetivo proporcionar espaço de reflexão sobre diversas temáticas e sobre o fazer antropológico, abarcando temas relacionados à formação dos estudantes de antropologia da UFSC e aqueles que por ventura dialoguem com essa área do conhecimento. A proposta “FAZERES CONJUNTXS: TRANSBORDANDO SABERES” nos remete a um maior diálogo com os nossos interlocutores e a possibilidades de pesquisa que sejam atravessadas por diferentes visões de mundo.

Programação em breve!

Mais informações: https://antropologicas2017.wixsite.com/antropologicas2017

Fonte: <https://www.facebook.com/jornadasufsc>

out
31
ter
2017
Subjetividade, Cinema e Política – Imagem, linguagem e memória no cinema e no contexto contemporâneo
out 31 @ 13:30

Curso de Extensão promovido pelo Departamento de História – Prof. Alexandre Busko Valin – e Departamento de Psicologia – Profa Mériti de Souza. Evento gratuito com certificado para os participantes.

 

nov
6
seg
2017
III Seminário Crianças e Infâncias Indígenas
nov 6 – nov 7 all-day

Nos dias 6 e 7 de novembro de 2017 terá lugar na UFSC, em Florianópolis, o III Seminário Crianças e Infâncias Indígenas, dando continuidade aos eventos anteriores e visando reunir especialistas de diversos campos do conhecimento, além de pesquisadores indígenas, procurando promover debates mais simétricos entre os diferentes graus de pesquisas e regimes de conhecimento e contribuir para uma interface com políticas públicas.

Desde 2005, através de grupos de trabalho em reuniões de Antropologia, como a RBA e a RAM, além dos Encontros da ANPOCS, tem se configurado uma rede de investigação com/sobre crianças e infâncias indígenas, objetivando manter em interlocução diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Desde 2011, com o primeiro seminário, este espaço tem se tornado um expressivo meio de interlocução sobre uma temática que prima pelo dialogo interdisciplinar e a produção acadêmica engajada com as demandas das populações pesquisadas.

Mesa de Abertura: “Consolidando a rede: memória dos eventos anteriores”
Adir Casaro Nascimento (UCDB)
Clarice Cohn (UFSCar)
Antonella Tassinari (UFSC)Mesas-Temáticas:
Modos indígenas de produção de pessoas e de conhecimentos
Experiências Escolares e as infâncias indígenas
Políticas Públicas, Direitos em Contextos Indígenas
Relações de gênero e geracionalidade em contextos indígenasMesa de Encerramento: “Expandindo a rede: infâncias e crianças indígenas em outros contextos nacionais”
Infância e Juventude Autóctone no Canadá: Laurent Jerôme (UQAM)
Infância e Juventude Indígena: uma mirada desde a Argentina: Andrea Szulc (UBA)

Inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSPrG4CIzdii8d4Bb9HbXH1p-1qd5ImqvVb8cmHJci5zq39w/viewform

Orientações para o envio de propostas (apresentação oral nas mesas temáticas e/ou mostra áudio-visual)
Envio da Proposta: preencher todos os campos do formulário do evento.
Mesas temáticas: as mesas serão compostas de até 03 , com duração de até 25 minutos e seguidas de comentários realizadas por uma/um debatedora/debatedor.
Mostra áudio-visual: serão aceitos vídeos e exposições fotográficas.
Data limite de envio das propostas: 10 de outubro de 2017.
Seleção das propostas: o resultado e outras informações serão divulgados até o dia 15 de outubro de 2017.
Endereço para contato:

nov
16
qui
2017
III Encontro do GT em História Antiga e Medieval da Anpuh-SC
nov 16 – nov 17 all-day

Venha participar do III Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC. O evento constitui-se na principal reunião acadêmica da área no estado. Sua programação foi construída visando atrair pesquisadores em diferentes estágios da carreira, professores de todos os níveis de ensino e estudantes de História de graduação e pós-graduação.
O Encontro será sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), compondo sua comissão organização o MERIDIANUM – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais e GEHA – Grupo de Estudos de História Antiga da UFSC, além do LABEAM – Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais da FURB e LEME – Laboratório de Estudos Medievais da UFFS. Esse evento tem alta importância acadêmica para debater as pesquisas em História Antiga e Medieval no estado, criando e reforçando nossas redes de trocas de experiências e práticas tanto de ensino quanto pesquisas.​

Para mais informações acesse nosso site:
https://gtantigamedievalsc.wixsite.com/iiiencontro

 

nov
20
seg
2017
3° Simpósio Sul da ABHR – Educação e Respeito às Diversidades
nov 20 – nov 22 all-day

Inscrições abertas para o 3. Simpósio Sul da ABHR: “Educação e Respeito às Diversidades” (UFSC, 20 a 22 de novembro de 2017). Participe!

Chamada aberta para propostas de MESAS, GTs, Atividades Artísticas, Minicursos, Oficinas, Monitoria e Lançamentos de Publicações. Solicitamos compartilhamentos!

Site: www.abhrsul.paginas.ufsc.br
E-mail:

#ABHRSul
#EducaçãoSemCensura pela Liberdade de Pesquisa, Extensão, Docência e Discência

nov
21
ter
2017
Subjetividade, Cinema e Política – Imagem, linguagem e memória no cinema e no contexto contemporâneo
nov 21 @ 13:30

Curso de Extensão promovido pelo Departamento de História – Prof. Alexandre Busko Valin – e Departamento de Psicologia – Profa Mériti de Souza. Evento gratuito com certificado para os participantes.

 

jul
23
ter
2019
World Congress of Environmental History
jul 23 – jul 26 all-day

23-26 de julho de 2019: WORLD CONGRESS OF ENVIRONMENTAL HISTORY na UFSC, em Florianópoils

Veja +: <http://static1.squarespace.com/static/56f721e94d088eb4119add85/t/578ebdc89de4bb0982dc5b2d/1468972491007/ICEHO+Bulletin+9+Final.pdf>