Convite aos praticantes de meditação: participação em pesquisa do Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG/UFSC)

01/03/2019 14:54

Convite aos praticante de meditação: está sendo desenvolvida uma pesquisa no Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG) da UFSC (Florianópolis) sobre as características comportamentais, emocionais e da fala de praticantes de meditação com diferentes níveis de experiência. A pesquisa está sendo conduzida pela pós doutoranda Mariana Lopez Teixeira, coordenada pela Professora Carolina Baptista Menezes do Programa de Pós Graduação em Psicologia, CFH, e com colaboração da Professora Ana Carolina Ghirardi da Fonoaudiologia, CCS, UFSC. Tendo em vista o caráter científico, existem alguns critérios de inclusão de participantes para melhor controle de variáveis individuais. Se você se identifica com estas características abaixo sua participação é muito importante:

– Ter entre 18 e 45 anos de idade.
– Ser praticante de meditação há pelo menos 6 semanas (não precisa realizar a prática de meditação diariamente, mas deve ser no mínimo semanal).
– Não possuir diagnóstico de doenças psiquiátricas e/ou neurológicas.
– Não possuir afasias.
– Não estar utilizando nenhum medicamento para condição psiquiátrica, neurológica, vascular e/ou pulmonar (alguns exemplos, medicamento para dormir, para depressão, ansiedade, asma, bronquite).
– Não ser fumante.
– Não possuir diagnóstico de doença de Chagas, diabete Mellitus e asma.

A pesquisa possui duas (02) etapas:
1- Etapa online: pode ser realizada na sua casa (duração média 20 min)
2- Etapa presencial: agendada individualmente conforme sua disponibilidade. Na etapa presencial você será convidado a comparecer na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, no bairro Trindade, em uma sala acústica localizada na rádio UFSC (centro de Jornalismo). Será realizado somente um encontro (duração média 1:15 hora).
Importante: Esta pesquisa requer a participação das duas etapas. Na etapa online é realizada uma triagem com alguns questionários. Na etapa presencial é realizado o experimento. Nesta etapa presencial (que será na Rádio Ponto UFSC) você será convidado a realizar uma sessão de meditação por 20 minutos. Vamos registrar seus batimentos cardíacos e sua fala antes e após a prática de meditação.

Caso você tenha interesse em participar ou queira saber mais detalhes, por favor entrar em contato com Mariana Lopez Teixeira por meio do email ou pelo telefone (Whatsapp) (48) 9 98480708.
Desde já agradecemos sua atenção e esperamos que tenham interesse em participar e apoiar esta pesquisa. Também contamos com sua ajuda para divulgar esta iniciativa entre os praticantes que você conhece para que estes possam entrar em contato conosco! Nossa intenção é que o estudo científico da meditação venha a contribuir para que esta prática seja cada mais incorporada nos contextos de saúde, educacional e organizacional! Somos muitos gratos pela sua ajuda e apoio!!

Tags: LPCOGMeditaçãoPPGP