Mostra La Grupa de Videodanças – Edição UFSC

13/08/2018 10:00

EVENTO: Mostra de Videodança La Grupa Edição UFSC, com curadoria de Sarah Ferreira

Duração: 60 minutos

Local: Auditório novo do CFH – Bloco E (anexo)

Data: 05/09

Horário: 14 horas

Uma das edições da Mostra La Grupa de Videodanças, com curadoria de Sarah Ferreira, acontecerá na UFSC, no dia 05/09. La Grupa é um grupo de estudos curatoriais, coordenado pelas curadoras e pesquisadoras Kamilla Nunes e Monica Hoff, do espaço Embarcação. A mostra está organizada em três sessões de aproximadamente 60 minutos cada, com os seguintes eixos propositivos: 1) “Movimentos e Mitos, Mulheres e Memórias”; 2) “Antiga Emergência”; e 3) “Parceria Dança em Foco”.

O eixo “Movimentos e Mitos, Mulheres e Memórias” apresenta trabalhos recentes feitos em Santa Catarina cujas imagens contém um forte teor político na apresentação de críticas pungentes sobre questões relativas às possibilidades do corpo, a coreografia urbana e memória da cidade de Florianópolis.

O segundo eixo, “Antiga Emergência”, apresenta trabalhos feitos entre 2008 e 2013 por artistas dos três estados do Sul do Brasil, parte de uma antiga curadoria reunida, nunca exposta e que agora é revisitada sob novos pressupostos.

O terceiro eixo, “Parceria Dança em Foco”, apresenta uma seleção feita pelos curadores do Festival Dança em Foco, projeto pioneiro de difusão, experimentação, formação e produção das diferentes possibilidades de relação entre o vídeo e a dança. Criado em 2003 no Rio de Janeiro, é considerado o primeiro evento brasileiro dedicado à interface vídeo e dança, uma importante plataforma de exibição da dança concebida para a tela com obras dos mais diversos formatos e estéticas.

A edição que será exibida na UFSC conta com trabalhos dos eixos “Movimentos e Mitos, Mulheres e Memórias” e da “Parceria Dança em Foco”.