Manifestação do CFH/UFSC sobre a recente nota do Conselho Superior da CAPES

25/08/2018 09:45

A recente nota do Conselho Superior da Capes, dirigida ao Sr. Ministro da Educação, a respeito de cortes orçamentários, indica que a política econômica em curso poderá ter consequências ainda mais profundas sobre o sistema de Educação Superior, Ciência e Tecnologia do país, construído a partir de significativos investimentos nesta área, nas últimas décadas. Já é consensual a acertada ideia de que em tempos de crise, a política governamental deveria ser exatamente oposta a medidas de corte nestas áreas, procurando estimular a educação e fomentar a Ciência e a Tecnologia nacionais.
A comunidade acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina se junta a outras instituições, organismos e associações científicas e da sociedade civil na manifestação de profunda preocupação com os efeitos verdadeiramente danosos que a política econômica do atual governo brasileiro pode produzir nesta área crucial para o país.
Nesse sentido, o CFH conclama a todos a expressar publicamente seu desacordo com decisões que efetivamente ameaçam o futuro de um país mais justo, com oportunidades educacionais crescentes e um sistema de Ciência e Tecnologia sólido e realmente capaz de alavancar um desenvolvimento soberano para o Brasil.