Feliz 35 anos! A RCH comemora aniversário com nova identidade visual e antecipando ações para 2018

21/12/2017 13:13

A Revista de Ciências Humanas – RCH tem contribuído para a disseminação do conhecimento produzido no âmbito da academia desde 1982. Acompanhando constantemente as inovações na área editorial e os debates nas ciências humanas, ao longo de sua trajetória migrou da versão impressa para a digital com tranquilidade, focada na análise de processos sociais diversos, nos avanços e percalços da jovem democracia. Desde então, a RCH vem estimulando a renovação de temáticas e perspectivas, desvelando atores sociais seja em projetos de submissão e controle, seja em novas formas de resistência e transcendência. Não seria diferente nessa edição comemorativa, que traz questões fundamentais para uma visão crítica do momento presente, em que a sociedade vive um retrocesso em relação às instituições democráticas e direitos humanos.

Criada na gestão do Prof. Paulo Lago à frente do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e com o apoio da Editora da UFSC, a revista sempre recebeu atenção e investimentos da instituição para a qualificação de sua equipe e edições. Com o contínuo apoio da Direção do CFH, ganhou autonomia editorial e hoje articula e é articulada por sete Programas de Pós-graduação que compõem sua editoria científica e que, em conjunto com um conselho editorial internacional, avaliam e avalizam seu conteúdo.
Através da manutenção de avaliações regulares e consistentes das submissões recebidas, do compromisso com a periodicidade e busca constante de atualização em relação ao cenário editorial científico mundial, a RCH vem se constituindo um veículo de crescente interesse por parte de pesquisadores e referência em termos de normalização para a construção de um perfil mais preciso da produção científica brasileira. Como resultado, as submissões e acessos às edições publicadas cresceram na ordem de 300% nos últimos quatro anos.
Autores afiliados a diferentes Programas de Pós-graduação no país têm colocado a RCH entre as 10 revistas de áreas afins onde se mais publica na área da Psicologia, por exemplo. Vale também vislumbrar seu impacto em outras áreas do conhecimento, dado a amplitude temática e metodológica que é capaz de reunir a partir de sua abordagem crítica.
A UFSC, reconhecendo o potencial e efetivo crescimento do periódico, tem apoiado sistematicamente a revista através de programas de extensão e estágio, excelentes oportunidades de formação para acadêmicos de todas as áreas em uma perspectiva unificadora de ensino, pesquisa e extensão. A experiência acumulada e compartilhada inclui inovações no campo das ciências da informação fundamentais para as mudanças no cenário da produção científica em nível internacional.
A RCH faz questão de destacar o papel do Portal de Periódicos da UFSC em seu desenvolvimento, já que desde a sua criação, há nove anos, constituiu uma parceria inestimável no enfrentamento dos desafios que se colocaram e que se complexificam a cada ano que passa.
Com os avanços alcançados, o perfil da RCH hoje se delineia cada vez mais inter, seja no campo disciplinar, no campo dos diferentes setores das políticas e da sociedade, no campo das marcações das diferenças e das formas de se abordar as relações de igualdade e desigualdade entre os humanos: interdisciplinar, intersetorial e interseccional. Eis seus desafios mais emergentes. Sempre aberta ao novo e atenta à democratização do conhecimento, é no enfrentamento desses desafios que a RCH conquista cada vez maior e melhor visibilidade, ampliando os horizontes dos seus 35 anos de existência.
A nova edição traz uma nova identidade visual que antecede outras mudanças em curso: o incremento da equipe editorial, um novo projeto gráfico e a adoção da modalidade de publicação continuada – não mais organizada em números dentro de cada volume. Mais uma vez, demonstra estar conectada com as tendências que vêm ao encontro da democratização do conhecimento – e sem demora.
Acessem e boa leitura!

<https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh>