Colóquio Etnologia Indígena no Brasil Meridional

16/10/2017 13:49

 

Colóquio Etnologia Indígena no Brasil Meridional
19 a 20 de outubro de 2017
Sala Silvio Coelho dos Santos (110) – CFH/UFSC


A etnologia brasileira ganhou impulso a partir de 1970 com pesquisas regionais sobre parentesco, organização social, tempo e espaço nas terras baixas da América do Sul. Temas clássicos como a corporalidade, afinidade potencial e diferentes modos de relação com a alteridade provocaram intensos efeitos nas etnografias realizadas em diferentes contextos amazônicos.
Todavia, as pesquisas realizadas junto aos coletivos ameríndios no Brasil Meridional no mesmo período (décadas de ’70 e ’80, principalmente) enfatizaram as formas de relação dos coletivos indígenas com a sociedade em geral. O estigma de “aculturação” vigente intensificou o distanciamento entre as etnologias indígenas produzidas no Brasil Meridional e aquelas referentes à Amazônia e Brasil Central.
No entanto, pesquisas mais recentes realizadas por pesquisadores não indígenas e indígenas têm aproximado os modos de vida indígena no Brasil Meridional às reflexões feitas em diferentes regiões amazônicas e alhures.
Neste colóquio pretendemos reunir alguns pesquisadores e pesquisadoras indígenas e não indígenas, que tenham como foco etnografias que reflitam sobre as transformações vivenciadas por coletivos indígenas que vivem na porção meridional brasileira por perspectivas interessadas em reflexões sobre territorialidades ameríndias, relações de gênero, cosmopolíticas, formas expressivas, xamanismos e conversões.

Tags: Colóquio Etnologia Indígena no Brasil Meridional