Nota de falecimento do prof. Selvino José Assmann

01/10/2017 14:00

Selvino José Assmann na cerimônia de Professor Emérito em setembro de 2016. Foto Henrique Almeida/Agecom/UFSC

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do prof. Selvino José Assmann, ocorrido neste sábado a noite, no Hospital Baía Sul. A cerimônia de Despedida será realizada no domingo, dia 1 de Outubro no período da tarde: o velório inicia às 15h e a cerimônia é às 17h30, na Capela do Crematório Vaticano (R. Pastor William Richard Schisler Filho, 452).

Selvino foi professor titular do departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo atuado nos Programas de Pós-graduação em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, sendo um de seus fundadores. Em 40 anos de docência e pesquisa, produziu uma obra vasta e importante e orientou muitas gerações de estudantes e novos pesquisadores.

Em 2016, recebeu o Título de Professor Emérito, em um reconhecimento da UFSC por sua vida dedicada à Universidade e por sua obra, que evidencia mais que um filósofo, professor, autor, editor, orientador, gestor, mas um real pensador, um construtor de sonhos e de universidades.

Traduziu boa parte da obra de G. Agambem para o português e foi o responsável por sua visita ao país. Já aposentado, permaneceu na UFSC como voluntário, atuando principalmente com os temas filosofia da história, história das ideias, conceito de filosofia, pensamento latino-americano e pensamento político. Entre os seus projetos de pesquisa constavam o de “Investigar significado e alcance da primazia do econômico, e sua fundamentação filosófica e teológica, na companhia de autores como Weber, Benjamin, G. Agamben, M. Foucault, R. Esposito, Lazzarato e outros” e “A biopolítica no pensamento político e na experiência contemporânea”.

Era membro do corpo editorial da Ethic@ – Revista Internacional de Filosofia da Moral, e da INTERthesis. Foi editor da Revista de Ciências Humanas/CFH/UFSC.

Selvino Assmann foi um grande amigo de todas as pessoas que dele se aproximaram. A maneira gentil como tratava todos e todas, sempre bem humorado, com uma cultura impressionante e muito otimista, a todos cumprimentava com um vigoroso Viva!!

Perdemos um grande filósofo e professor, mas perdemos também o amigo, que nos deixa em sua lembrança um norte, a defesa da educação e do pensamento crítico, a reafirmação dos princípios éticos diante das adversidades e a possibilidade de convivência entre um firme posicionamento e ação política transformadora e a gentileza, a tolerância e alegria.

Para nosso mestre e amigo, um adeus e um grande Viva!!

Tags: Falecimento do prof. Selvino José Assmann