Palestra “Os Indígenas e o Nascimento do Brasil: ‘pacificação’, regime tutelar e formação de alteridades”

26/09/2017 19:52

Descrição da imagem por nuvem.cfh.ufsc.br: Em primeiro plano, índios de costas; em segundo plano, o Congresso Nacional (Brasília). Sobre a imagem, a programação do evento apresentada neste post.

PROGRAMAÇÃO

Palestra:

Os Indígenas e o Nascimento do Brasil:
“pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades

João Pacheco de Oliveira (MN/UFRJ)

03/10/2017, Auditório CFH/UFSC, 18:30h

Comentaristas: Ana Lúcia Vulfe Nötzold (PPGH/UFSC)
Oscar Calávia Saez (PPGAS/UFSC)

Debatedores:
Joziléia Kaingang (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel)
Davi Timoteo (Guarani – Mestrado Antropologia- UFSC)
Joseane de Lima Tschucambang (Professora Laklãnõ-Xokleng –
Licenciatura Indígena/UFSC)

Coordenação: Edviges M Ioris (PPGAS/UFSC)

Sobre João Pacheco de Oliveira (MN/UFRJ)

João Pacheco de Oliveira, professor titular de etnologia indígena do Museu Nacional (MN/UFRJ), é um dos antropólogos mais produtivos na construção de conhecimento sobre as sociedades indígenas em situações de intenso contato interétnico. “Capitão de longo curso”, como o chamou Roberto Cardoso de Oliveira ao destacar sua importância na moderna antropologia brasileira. João Pacheco é um extraordinário inovador da antropologia histórica, ao mesmo tempo o etnólogo que busca junto aos indígenas os elementos fundamentais de sua reflexão. Suas formulações teórico-conceituais de largo alcance cobrem várias de áreas de investigação, destacando etnologia indígena, etnicidades, emergências e relações interétnicas, práticas indigenistas estatais, a própria pesquisa antropológica, e os indígenas na formação do Brasil como nation building. As preocupações com a relação entre ética, ciência e políticas de Estado o têm levado a produzir acuradas reflexões sobre o ofício do etnólogo e a responsabilidade social do cientista, além de participação ativa nos fóruns de representação da categoria, como a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da qual também foi presidente entre 1994-96, e por diversas vezes exercendo a função de coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas. É esta sólida e engajada trajetória intelectual que João Pacheco de Oliveira estará trazendo à UFSC nesta palestra, em que aborda a participação e o protagonismo dos indígenas na formação do Brasil como nação. Contará com a participação dos professores Ana Lúcia Vulfe Nötzold (PPGH/UFSC) e Oscar Calávia Saez (PPGAS/UFSC) como comentaristas, trazendo um diálogo entre história e antropologia, e como debatedores, os indígenas Joziléia Kaingang (Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel); Davi Timoteo (Guarani – Mestrando em Antropologia- UFSC); e Joseane de Lima Tschucambang (Professora Laklãnõ-Xokleng –Licenciatura Indígena/UFSC).

Tags: Ana Lúcia Vulfe NötzoldDavi TimoteoEdviges M IorisJoão Pacheco de OliveiraJoseane de Lima TschucambangJoziléia KaingangOs Indígenas e o Nascimento do BrasilOscar Calávia Saez