Nota de repúdio do CFH à perseguição a professores e professoras das áreas das Ciências Humanas

03/04/2017 13:27

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC vem somar-se ao GT de Estudos de Gênero/ANPUH Nacional, ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e a outras instituições, para expressar seu repúdio diante da perseguição que, com base no chamado movimento Escola sem Partido, várias professoras e professores das áreas das Ciências Humanas vêm sofrendo.

Num caso recente, a Profa. Marlene de Fáveri, participante do IEG e professora de História da UDESC, está sofrendo processo judicial movido por uma ex-aluna, embasado nas doutrinas daquele movimento. A professora, reconhecida por seus pares pela excelência de seu trabalho de pesquisa e pela seriedade com que se dedica à docência, vem sofrendo retaliações por abordar temas como Feminismo, Gênero, Sexualidades e Religião, justo num curso cujo conteúdo prevê estes temas. Além do processo judicial, a imprensa e as redes sociais têm sido utilizadas para divulgar as ideias do movimento Escola sem Partido, que visam o cerceamento do desejado pensamento crítico e da necessária liberdade de cátedra, tomando exatamente por base o processo movido contra a Professora Marlene de Fáveri.

O CFH vem declarar total apoio à Profa. Marlene de Fáveri, quanto à liberdade de exercer suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a colegas que estejam vivendo semelhante situação de constrangimento e coação, refutando veementemente as propostas do tal movimento Escola sem Partido, e reafirmando nossa defesa de um ensino livre, crítico e democrático, em que o conhecimento se produza por meio do debate, da informação e da liberdade de expressão.