Mensagem de Despedida e Agradecimento

20/12/2016 20:41

Neste dia 25 de dezembro termina nosso mandato à frente do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, iniciado em dezembro de 2012.

Foi um período de atividade intensa, às vezes muito difícil, no qual procuramos dar os melhores encaminhamentos para os problemas que apareceram ao longo da jornada, mas também em lançar algumas bases e projetos para o futuro próximo.

Fizemos todo o esforço e agimos com os recursos ao nosso alcance para a consolidação dos cursos novos de Graduação e Pós. A viabilização das condições fundamentais levantadas pelos avaliadores do INEP, com a disposição do Centro em auxiliar o esforço dos Cursos proporcionou um reconhecimento e boa avaliação para todos os cursos novos, apesar de nossas limitações.

Procuramos e insistimos nas reformas e ampliações dos espaços físicos. Resolvemos o sério risco representado pelo abaulamento das lajes da testada acima da Sala Saramago, com a reforma daquela parte do Bloco C. Os telhados dos blocos A, B, C e D foram restaurados e receberam novas mantas de isolamento. Os pisos de várias salas do bloco B foram reformados. Apesar das limitações da Prefeitura Universitária e dos problemas com empresas contratadas, intensificamos a manutenção da rede elétrica, dos aparelhos de ar e ampliamos a rede de Internet a fio e por wifi. Ampliamos o bicicletário. Prestigiamos a coordenação da Comissão de espaço físico e a decisão do Conselho de Unidade sobre os critérios e meios de distribuição dos espaços que serão abertos nos blocos antigos com as mudanças de várias secretarias, núcleos e laboratórios aos blocos novos, que serão ocupados em breve pelo Centro.

Criamos a Comissão do Bosque e procuramos melhorar o entorno do Centro, retirando o estacionamento ilegal existente, plantando mudas nativas, promovendo mutirões de limpeza e integrando esse espaço ao projeto de Parque UFSC.

Diversificamos as atividades do Núcleo de Publicações – NUPPE, além da Revista de Ciências Humanas, cada vez mais conceituada e com recordes de acessos no Portal de Periódicos da UFSC, criando as coleções das Edições do Bosque, com 12 livros e um mapa já publicados.

Mantivemos forte atividade institucional em todos os órgãos colegiados. Priorizamos o Conselho de Unidade como instância máxima em nosso âmbito, aprovamos o novo Regimento do CFH, e estimulamos a todas as representações a manutenção de um diálogo constante entre as Câmaras e o Conselho Universitário e os colegiados do Centro. Foi através do Conselho de Unidade que implementamos o encaminhamento de debates e consulta em assembleia geral sobre Empresas Juniores.

No Conselho Universitário tivemos participação importante na discussão e definição das novas Resoluções sobre Concursos, Titulares de Carreira, Pesquisa, Viagens de Estudo, Extensão, Monitorias, Ações Afirmativas e Descentralização. Em todos estes momentos defendemos a prevalência de critérios acadêmicos, a inclusão, a democratização e a impessoalidade. Nossa posição sempre era fortalecida por ser sustentada em exame, análise e debate anteriores destas minutas, realizadas pelo nosso Conselho de Unidade.

Desde o início da gestão procuramos uma aproximação e uma integração acadêmica com o MArquE, nosso Museu de Arqueologia e Etnografia Oswaldo Rodrigues Cabral. Depois de muito esforço do CFH e do próprio Museu, isso já é uma realidade consolidada. O Museu possui um plano museológico, um regimento e um órgão colegiado As exposições voltaram a acontecer, a pesquisa arqueológica se intensifica e os cursos de graduação do CFH já participam em várias atividades envolvendo docentes e estudantes.

Também nos esforçamos, juntamente com a Comissão de implantação do Centro de Pesquisa e Documentação da UFSC, para a viabilização, junto à administração central, dos recursos necessários para a realização das obras de seu futuro prédio, além da definição de um regimento, a sensibilização da UFSC para a importância desse projeto e o mapeamento dos acervos documentais existentes na Universidade.

Agradecemos pelo apoio firme e constante que recebemos de toda a comunidade do Centro no episódio de violação da autonomia universitária, em 25 de março de 2014. Aquele episódio nos revelou o início do estado de abuso das forças do Ministério Público e da Polícia Federal.

Ao longo da gestão, procuramos uma relação direta com os técnico-administrativos, ouvindo suas necessidades e demandas e conciliando as necessidades do serviço com os perfis individuais e as preferências dos profissionais. Apesar de contar com um número cada vez menor de técnicos, sugerimos para o futuro próximo uma integração de secretarias, o que poderá otimizar as demandas do público e as necessidades de capacitação e melhoria do serviço.

Em relação aos estudantes, procuramos uma relação direta e horizontal, buscando atender às suas demandas, promovendo e apoiando as Semanas de Integração, as Semanas dos CAs, e abrindo uma interlocução quando dos grandes movimentos estudantis, tal como ocorreu com a ocupação do CFH em novembro deste ano. O debate com o movimento estudantil foi importante para lembrar-nos que estamos numa Instituição que pulsa, composta por milhares de jovens que possuem suas linguagens e seus horizontes geracionais, que precisam ser compreendidos e considerados no âmbito da vida universitária

Desejamos a todos(as) boas festas e um 2017 com saúde, realizações e alegrias.

Paulo Pinheiro Machado e Sônia Weidner Maluf