Aula inaugural do semestre 2016.2 “O lugar do historiador no debate público”

09/09/2016 07:35

O Programa de Pós-Graduação em História da UFSC convida para Aula Inaugural do semestre 2016.2: “O lugar do historiador no debate público” com a profª Hebe Maria Mattos (UFF).

Hebe Mattos é professora titular de História do Brasil na Universidade Federal Fluminense. Foi professora visitante na Columbia University (cátedra Ruth Cardoso CAPES/Fulbright), na UFPE, na École des Hautes Études en Sciences Sociales e na Universidade de Michigan. É autora ou co-autora de livros, artigos, filmes e plataformas digitais, entre os quais destacam-se “Das Cores do Silêncio”, que ganhou o prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa em 1993 (3a edição, Editora da Unicamp, 2013); “Memórias do Cativeiro” (com Ana Lugão Rios, ed. Civilização Brasileira, 2005); “Escravidão e Cidadania no Brasil Monárquico” (Zahar, 2000); a série de vídeo-documentários “Passados Presentes” e a plataforma digital do mesmo nome. É uma das idealizadoras do Blog Conversa de Historiadoras e do movimento “Historiadores pela Democracia”.

Após a aula inaugural, terá lugar o lançamento do livro “Historiadores pela Democracia: o golpe de 2016 e a força do passado” (organizado por Hebe Mattos, Tânia Bessone e Beatriz Mamigonian, da Alameda Editorial, 2016)

Data: 16/09/2016
Horário: 19h
Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, em Florianópolis.