Nesta segunda, 5 de setembro, recepção aos calouros do CFH com a conferência Fascismo e Antifascismo: o que a experiência histórica tem a nos ensinar?

04/09/2016 22:15

O CFH recebe o Professor italiano Gianni Fresu, membro do Comitê Científico da Escola Internacional de Estudos Gramscianos (Ghilarza Summer School), e recentemente transferido para o Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, para uma conferência sobre o tema do fascismo. O evento ocorrerá no dia 05/09, no auditório do CFH, às 19h. O professor Fresu abordará as formas históricas que o fascismo assumiu na formação social italiana, sua tradução nos demais países europeus durante a primeira metade do século XX, bem como as formas de resistência que impuseram a derrota deste movimento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Gianni Fresu tem larga experiência em estudos ligados a história do movimento operário italiano, tema acerca do qual tem 6 livros publicados na Itália. É também um especialista nos estudos gramscianos atuando há vários anos na IGS – Italia (International Gramsci Society) . Após a palestra será lançado o livro “Lênin leitor de Marx”, a primeira obra do professor Fresu traduzida para o português, a partir de iniciativa da Fundação Maurício Grabois em parceira com a editora Anita Garibaldi. A atividade é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Antonio Gramsci (CNPq/UFSC) e conta com o apoio da direção do CFH, da Fundação Maurício Grabois e do Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz.