Falece o Dr. Acyr Avila da Luz, pioneiro no estudo e prospecção do petróleo no Brasil

16/08/2016 12:10

É com grande pesar que informamos o falecimento do Dr. Acyr Avila da Luz, no último sábado, 13/08, aos 95 anos. Dr. Acyr, um dos primeiros geólogos e pioneiro no estudo e prospecção do petróleo no Brasil, influenciou várias gerações de geólogos e ajudou a criar a Petrobras, empresa que foi uma de suas grandes paixões.

Este grande catarinense, natural de Palhoça, foi homenageado pela UFSC em 9 de maio de 2013, durante o Dia de Angola, país que considerava sua segunda pátria e onde viveu e lecionou por vários anos. Na ocasião o Dr. Acyr recebeu uma medalha das mãos da Reitora Roselane Neckel. O Dia de Angola foi promovido pelo Projeto Imagine conjuntamente com a Reitoria.

Luz graduou-se pela Escola de Minas de Ouro Preto, fez mestrado em Geologia na Universidade de Stanford, na Califórnia, e presidiu por três períodos a Sociedade Brasileira de Geologia. Além de lecionar em Angola, atuou como docente na Universidade Federal da Bahia. Exerceu suas atividades profissionais como engenheiro do Conselho Nacional do Petróleo, da Petrobras, do Departamento Nacional de Produção Mineral e também como Gerente Geral da Braspetro (Angola).”

fonte: https://www.facebook.com/UFSCProjetoImagine/