Palestra sobre história e educação anarquista

11/04/2016 08:20

O PET-História, o PET-Pedagogia e o Núcleo de Estudos de História, Literatura e Sociedade (Nehlis) promovem, no dia 18 de abril, uma palestra com o professor Rodrigo Rosa, da Universidade de São Paulo (USP), sob a temática “Perspectivas Históricas da Educação Anarquista: A Escola Moderna de Barcelona (Ferrer) e A Colméia (Faure)”. O evento ocorrerá no Auditório de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), às 14h.

A Escola Moderna de Barcelona foi um movimento pedagógico anarquista surgido na Catalunha no início do Século XX. Criado por pedagogo Francesc Ferrer i Guàrdia, a Escola Moderna foi um dos mais influentes movimentos políticos do último século. Na mesma época, o francês Sébastien Faure criou a escola libertária A Colméia, influenciado pelas ideias de Mikhail Bakunin e Paul Robin. Ambos os movimentos serão abordados na palestra.

O foco do evento são “as experiências educativas anarquistas em análise histórica, suas características e possíveis fontes para a pesquisa no campo da educação”.

Mais informações na página do PET-Pedagogia.