Palestra de Boubacar Traore no CFH

28/09/2015 10:08

NUER e NELIC convidam:

Dia 02/10 às 16h no Miniauditório do CFH/UFSC

A questão afro e a arte argentina – história de uma trajetória

Boubacar Traoré

A “reaparição” dos afroargentinos no país cem anos depois de haverem sido declarados “desaparecidos” abre uma série de interrogantes. Como efeito das controvérsias que surgiram em torno a este “desaparecimento”, surge uma problemática que é denominada “a questão afro”. Para abordar este tema nosso projeto busca, mais do que focalizar a discussão sobre as guerras e as epidemias como causalidades, centrar a atenção sobre os processos sociais, culturais, artísticos, processos atravessados por uma luta de poder por interesses em uma dada sociedade. Neste marco é que proponho, desde a história da arte, em particular a historia social da arte, descrever a história de uma trajetória, entendendo por trajetória processos que ocorreram durante a primeira metade do século XIX.

O Professor Boubacar Traoré é formado em Letras e Ciências Humanas na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar- Senegal (1981-83) e em División y Animación Cultural pela Escuela Nacional Superior de Artes(1983 – 1986). Mestre em Estudos Afro-Argentinos na UBA (2004-2008).Desde 2004 é pesquisador e conservador do Museo de la Universidad Nacional de Tres de Febrero e desde 2005 é professor de arte africana na Universidad del Museo Social Argentino. Lecionou arte africana contemporânea na Faculdade de Filosofia da Universidad de Buenos Aires –UBA (2010-2011). Atualmente faz doutorado no Instituto de Altos Estudios (IDAES) – Universidad Nacional de San Martin.