I Colóquio Internacional de Estudos de Laicidade – Dias 01 e 02 de Setembro

25/08/2015 09:50

Acontece nos dias 01 e 02 de setembro o I Colóquio Internacional de Estudos de Laicidade com o tema: “conceitos, modelos e desafios”.

O evento, organizado pelo Grupo de Estudos de Religião da  UFSC,  irá debater o tema da laicidade do Estado e da Educação, integrando pesquisadores brasileiros e portugueses com uma dupla finalidade.
A primeira, atendo-se às ligações históricas e a matriz religiosa comum, é realizar uma comparação entre o contexto religioso do Brasil e de Portugal, estudando a atual configuração do seu pluralismo religioso e o papel dos dois Estados na sua regulação.
Já o segundo horizonte do Colóquio é a apresentação de um quadro com os atuais modelos ou configurações de laicidade existentes no plano jurídico-político e no plano empírico e, por fim, do ponto de vista eminentemente sociológico, uma investigação das principais matrizes teóricas do debate, tratando tanto dos autores quanto dos conceitos dominantes em jogo.

As vagas são limitadas, interessados devem fazer sua inscrição para participar através deste link. A inscrição é gratuita.

Para maiores informações visite o Site do Evento ou sua Página no Facebook.