TV Senado convida professores e pesquisadores de Ciências Humanas para assistirem ao documentário “Em busca da verdade”

24/06/2015 12:26

Na semana do “Dia Internacional de Luta Contra a Tortura” (26/06), a TV Senado estreia o documentário Em Busca da Verdade, uma produção que aborda as graves violações de direitos humanos ocorridas na ditadura militar de 1964 e que foram investigadas pela Comissão Nacional da Verdade.

Desde a sua instalação, em 2012, a Comissão Nacional da Verdade realizou diversas audiências, coleta de depoimentos, apurações, visitas aos centros de tortura e abertura de arquivos. A TV Senado reuniu esse material em um documentário revelador que vai ao ar sábado, dia 27/06, às 21h30.

O documentário apresenta as principais investigações feitas pela Comissão Nacional e pelas Comissões Estaduais da Verdade e mostra como funcionou a estrutura de repressão no país, como a tortura foi institucionalizada dentro de uma política de Estado e de que forma empresas públicas e privadas financiaram o regime militar no Brasil. Ao longo do programa, vítimas e agentes da repressão relatam diversos casos de violação de direitos humanos. Agressões contra indígenas e camponeses, prisões arbitrárias, episódios de tortura, de violência sexual, mortes e ocultação de cadáveres dão a dimensão dos abusos cometidos pelo Estado nesse período.

Estreia: 27/06 às 21h30

No Canal da TV no Youtube: a partir de 29/06

Reprises: 28/06 às 23h / 04/07 às 22h30 / 12/07 às 01h

Direção: Deraldo Goulart e Lorena Maria

Duração: 58 min

Entrevistados: Pedro Dallari, Rosa Cardoso, José Carlos Dias, Maria Rita Kehl, Luiz Cláudio Cunha, Glenda Mezarobba, Adriano Diogo, Ivan Seixas, Amelinha Teles, Nadine Borges, Álvaro Caldas, Eny Moreira, Hildegard Angel e Carlos Fico.