Nota de repúdio contra as ameaças à cacica e ex-estudante da UFSC Eunice Antunes

02/06/2015 17:26

NOTA DE DENÚNCIA E SOLIDARIEDADE A EUNICE ANTUNES (KEREXU YXAPYRY)

O CFH noticia à comunidade universitária que Eunice Antunes, nome guarani Kerexu Yxapyry, cacica da Terra Indígena Morro dos Cavalos (Palhoça/SC) e ex-estudante egressa da Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC, está sofrendo sérias intimidações, pressões e ameaças devidas ao processo demarcatório.

A TI Morro dos Cavalos, com a dimensão de 1.988 hectares, tem a sua Portaria Declaratória assinada pelo Ministro da Justiça desde abril de 2008, aguardando a homologação pela Presidente da República. Todavia, neste momento, pessoas contrárias à demarcação estão novamente investindo contra a autoridade, a comunidade, o povo Guarani.

Eunice Antunes, formada pela UFSC em abril de 2015, no curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica do CFH, tem tomado todas as providências necessárias à gravidade do caso, já em investigação pela Polícia Federal.

A Direção do CFH, indignada ante o fato, se posiciona totalmente contrária às intimidações, pressões e ameaças que Eunice Antunes ora vive, solidarizando-se não apenas com sua ex-aluna, mas igualmente com sua família e sua comunidade.

UFSC, 01 de junho de 2015.