Retomada do projeto do Parque Universitário e salvamento do bosque do CFH

23/04/2013 18:05

Foi realizada nesta segunda (22 de abril) a primeira reunião de retomada do projeto do Parque Universitário da UFSC. Foi feita uma caminhada pela área do bosque do CFH, para elaboração de um diagnóstico inicial da situação, que é preocupante. O bosque é formado por árvores e plantas nativas, incluindo orquídeas e bromélias, tem um córrego e parte de mata ciliar (que vem sendo gradativamente desbastada e derrubada), sendo uma área a ser protegida e preservada. O diagnóstico feito é muito preocupante: parte do bosque virou um estacionamento informal e desordenado de veículos, o espaço vem sendo utilizado como via (ilegal e informal) de passagem de carros ligando o acesso da Carvoeira com o RU, há muito lixo espalhado, diversas mudas plantadas pelos estudantes foram cortadas, muitas árvores estão com o tronco machucado, não há lixeiras, o palco está com problemas de manutenção e limpeza e, o mais preocupante, há erosões e valas enormes causadas pela circulação dos carros. Foram essas valas que provocaram as últimas enchentes nos prédios do CFH.

O Parque Universitário está previsto nos Planos Diretores da UFSC e visa criar um espaço de preservação e adequação ambiental no campus universitário da Trindade. O projeto contempla a parte mais antiga da UFSC, uma área que inclui árvores e plantas nativas, nascentes, riachos e lagos (que são áreas legais de proteção), além de vários aparelhos e estruturas de aprendizagem e lazer.

Participaram da reunião as professoras Ângela Beltrame (Geociências), Ariane Kuhnen (Psicologia), que já haviam participado de comissões anteriores sobre o projeto, o prof. Jeremy Detourche (Antropologia), o estudante Guilherme (Geociências) e o diretor e a vice-diretora do CFH.

Crianças do NDI protestam contra a sujeira e a destruição do bosque

Cantando refrões como “o bosque é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo!”, as crianças que frequentam o Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC realizaram um panelaço em torno do CFH, protestando contra o estado atual em que se encontra a principal área verde da UFSC.